sábado, 27 de abril de 2019

O egoísmo nos relacionamentos: realidade ou insegurança?


Hoje em dia, muitos relacionamentos duram pouco ou são “empurrados com a barriga”. Qual seria o maior causador desse desgaste nas relações interpessoais?

Há quem diga que é o ciúme, a insegurança e a infidelidade. No entanto, ao meu ver é o egoísmo, o excesso de cobrança e a falta de credibilidade naquele com quem nos envolvemos.

Não digo isso embasado apenas em relacionamentos amorosos, não. Há muito disso em relações entre amigos, parentes e até familiares.

Às vezes damos muito de nós, demonstramos o tempo todo o quanto aquela pessoa é significativa e o retorno não é o esperado. Culpa daquela pessoa? Acredito que não. Nós mesmos nos iludimos com uma expectativa de que iremos receber o mesmo que proporcionamos àqueles que nos envolvemos, mas esquecemos que cada ser humano pensa, age, reage, sente e demonstra de um jeito.

Diversas vezes fiquei decepcionado com vocês, leitores amigos que não compartilhavam, não comentavam e não participavam do blog, independente do assunto que eu abordasse. Culpa minha que queria do dia pra noite me tornar um blogueiro/escritor reconhecido, não famoso, mas que tivesse nos meus textos a admiração que tenho por vocês a cada novo comentário, crítica e sugestão.

A falta de credibilidade já seria o oposto do mencionado acima, essa razão, sim, é de responsabilidade quase total daqueles com quem nos relacionamos. Por que quase total? Pensemos juntos, quantas vezes decepcionamos e deixamos a desejar com aqueles que amamos e admiramos? Isso faz com que a confiança, a admiração e até o encanto da paixão diminuam. Contudo, as pessoas podem e devem nos dizer o que estamos fazendo de errado para que possamos mudar, melhorar e não persistir nos erros. Mas muitas vezes não fazem isso, seja porque não damos à elas essa liberdade, seja porque elas pensem que não têm essa liberdade.

Ciúme, insegurança e infidelidade eu acredito que caminhem juntos, visto que, uma pessoa insegura tem tendência a sentir-se ameaçada e enciumada por coisas banais e isso a leva a errar o tempo todo, até mesmo sendo infiel. Entendam, não estou me referindo apenas em relacionamentos românticos, mas de forma geral. Todos temos ou somos aquele amigo que morre de ciúme e vive fazendo besteira atrás de besteira pra chamar atenção e mostrar o quanto se importa e é importante. Isso acontece até mesmo dentro das nossas casas. A infidelidade não está apenas no ato da traição amorosa, mas quando contamos um segredo de alguém, quando acusamos uma pessoa e por aí vai.

Dizem que a ocasião faz o ladrão, mas para mim isso é justificativa falsa, “desculpinha esfarrapada” para quem é fraco e não tem humildade de reconhecer seus erros. A ocasião não faz o ladrão, mas com certeza o respeito e a confiança lapidam o caráter.

Sim, há um egoísmo muito grande em todo relacionamento, pois não temos como saber com certeza se aquela pessoa sente por nós o mesmo que sentimos por ela. Isso sem mencionar que às vezes nós é que não sentimos o mesmo pelo outro. É um egoísmo involuntário, por assim dizer, mas ainda assim é egoísmo.

Eu sou intenso em meus sentimentos, já fui menos carinhoso e perdi muitas oportunidades por isso. Hoje busco acertar com aqueles que me importo, demonstro de diversas formas: publicando homenagens nas redes sociais, com textos ou menções aqui no blog, falando, dando carinho e etc.

Tive problemas com minha namorada por cobrar dela um reconhecimento, uma demonstração de afeto que não é do perfil dela, mas aprendi que temos que respeitar e aceitar o jeito das pessoas de demonstrarem o que sentem. Ela é carinhosa e muito, mas do jeito dela e eu não mudaria um fio de cabelo nela ou no jeitinho dela, muito menos a trocaria ou trairia, até porque acredito que o caráter de um homem seja seu bem mais precioso. Eu sou o tipo de cara que sairia gritando pelo mundo afora o quanto eu a amo e sou grato por tê-la ao meu lado, mas dizem que a felicidade alheia incomoda e causa inveja, então, fico apenas nas declarações via rede social e pessoalmente. Temos respeito, confiança, admiração, orgulho e amor mútuos, porém, demonstrados de formas diferentes. Minha namorada e eu usamos aliança de compromisso, mas não é essa simples argola de prata que nos une, nosso elo vem de dentro, vem do sentimento e de certa forma essa já é uma demonstração de respeito, confiança, amor, fidelidade e companheirismo.

Assim como eu aprendi, estou aqui tentando ajudá-los de alguma forma a se tornarem pessoas melhores, confiantes em si mesmas e no próximo, mas sem cobrar nada de ninguém. Eu sinceramente não sou expert em relacionamentos, não tenho faculdade de psicologia ou algo do tipo, mas as coisas têm melhorado bastante pra mim e não poderia deixar de partilhar esse aprendizado com vocês.

Amem, admirem, apaixonem-se e envolvam-se, mas sem cobrar do outro aquilo que vocês esperam. Não criem tantas expectativas e surpreendam-se com gestos simples de afeto. Acreditem, tudo fica muito melhor e mais bonito dessa forma.

2 comentários:

  1. Tirando parte 'coach', até que é um texto interessante.
    Mas uma coisa que talvez você deva levar em conta e quer ser um "blogueiro/escritor reconhecido": foco. Caí no seu site por acaso pela questão literária, só q vc também fala de piadas, de 'causos' pessoais, de relacionamentos e de um monte de coisa :S . Atirar pra todos os lados quase nunca acerta. :)

    ResponderExcluir