sábado, 6 de abril de 2019

Ciúmes: Possessividade, Insegurança ou Excesso de Amor?


Prezados amigos e leitores,

Boa Tarde!


Vou alterar a programação do blog a fim de que vocês tenham mais conteúdo para leitura, e porque a ansiedade de um novo texto me toma sempre que atualizo NOSSO espaço. Segue abaixo a nova programação:



  • Segundas, quintas e sábados - Textos do Cadu
  • Terças, quartas, sextas e domingos - Fala, família!
  • Todos os dias - Piadas do Tival

As pessoas justificam as crises de ciúmes de diversas maneiras, mas há uma definição exata para esse sentimento? Acredito eu que não, pois cada caso, é um caso.

Eu sou ciumento ao extremo, confesso, não sei se por insegurança, creio que não, meu problema também não é possessividade, não trato ninguém como objeto, talvez seja medo de perder... É, é medo de perder. Raciocine comigo, você conhece uma pessoa, se apaixona, cultiva aquele amor que só tende a crescer e com isso o medo de perder aquela pessoa vem junto. Não porque não confiamos, não por possessividade, nem por insegurança, mas medo mesmo. Deixo claro aqui que não me orgulho disso, isso não me faz bem e nem aos meus relacionamentos, sejam eles amorosos ou não. Vou aproveitar para agradecer à todos com quem me relaciono, minha namorada, meus parentes e amigos, pela paciência que sempre tiveram comigo nesse quesito. Muito obrigado de coração!


Nós não temos ciúmes só das pessoas pelas quais nos apaixonamos, temos ciúmes de parentes e até amigos, isso é normal, não tenham medo. Somos seres humanos e estamos sujeitos ao erro, no entanto, temos que nos controlar para que esse sentimento não nos tome por completo ao ponto de perdermos a cabeça. Ter ciúme não é errado, mas em excesso nos leva a fazer coisas das quais não nos orgulhamos, pelo contrário, muitas vezes nos envergonhamos e nos arrependemos. Não há nada no mundo pior que barraco, discussões, brigas e até violência (seja ela verbal ou até pior, física). Quando perdemos o controle sobre esse sentimento, acabamos fazendo e falando coisas das quais nos arrependemos depois, aí meus amigos, “a vaca foi pro brejo”. Não há como desfazer a palavra proferida, muito menos aliviar a dor de uma agressão, mesmo quando somos desculpados, então, tenhamos o controle dos nossos sentimentos e não deixemos que ciúmes doentios estraguem as nossas relações.


Como disse, sou MUITO ciumento, mas tento me controlar ao máximo e na maioria das vezes consigo, geralmente converso com a pessoa pela qual estou sentindo isso sem fazer alarde, sem gritos ou discussões.


Cuidado com o ciúme, na minha opinião, um pouquinho é bom, mas como tudo na vida, em excesso pode destruir o seu relacionamento e mais, a sua saúde, a sua vida e a da(s) pessoa(s) envolvida(s).


Vou encerrar com um pensamento que tive há uns anos, no entanto, não condiz muito com a minha realidade, como bom escorpiano que sou, apesar de não acreditar em horóscopo, o ciúme existe na minha vida e parece que não vai sair nem por um decreto.


Fiquem com Deus até o próximo texto!


Ah, não esqueçam de comentar, seguir o perfil no Instagram e curtir a página no Facebook (quem puder deixar uma avaliação lá também eu agradeço).


Ciúmes... Está aí um sentimento que eu gostaria de saber como é. Confesso que nunca senti.


Dizem que é bom, dizem que é ruim, mas o que o mais se diz é que é necessário. Demonstra carinho, vontade de ser exclusivo, de dar exclusividade, transmite insegurança (como isso pode ser um ponto positivo?) e medo de perder. Nos faz mais humanos e mostra que por mais que a situação esteja sob controle, ela pode fugir de nossas mãos, ficar fora do nosso alcance.


Ciúmes... Nunca senti, sempre dei liberdade e confiança às pessoas, talvez por isso meus relacionamentos amorosos não tenham durado mais. Talvez por isso eu não tenha sabido lidar com algumas situações. Talvez por isso eu tenha sido enganado, eu tenha me enganado.


Ciúmes... Para mim um sentimento desconhecido. Para alguns psicopatas o motivo. Para poetas e músicos inspiração.


Caio Dutra Fonseca Lontra

2 comentários:

  1. Reflexão séria e importante..sobre amor e saber amar. O amor tem que fazer bem para as duas partes, pra ser saudável. Bjos no seu coração!

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo está mensagem,mas nós às vezes,por amar alguém, temos ciúmes,mas não podemos deixar virar obssecao.Ciumes demais,acaba com qualquer relação.bjs meu garoto.te amo muito.

    ResponderExcluir