segunda-feira, 15 de abril de 2019

Cadu pergunta: Malu Horácio, autora do livro "Os Guardiões e a Era das Trevas"


Malu Horácio:

Cadu: O que te motivou a ser escritora?

Malu: Desde criança, sempre tive a imaginação muito fértil e sonhava em algum dia inventar algo diferente e que tocasse e prendesse as pessoas, como muitas histórias antes fizeram por mim. Conforme eu fui crescendo, naturalmente, isso aumentou, principalmente depois de ter a ideia para escrever a trilogia de Os Guardiões.

Cadu: Quais são suas influencias literárias?

Malu: Como eu disse, algumas histórias me tocaram muito enquanto eu crescia e me fizeram amar o gênero da ficção fantástica e toda a liberdade artística que ele trazia. Dentre os autores que me inspiraram, estão: J.K. Rowling, J.R.R. Tolkien, C.S. Lewis, Rick Riordan e tantos outros, que trouxeram personagens que antes viviam uma vida ordinária, a possibilidade do extraordinário e isso sempre me fascinou.

Cadu: Quando você descobriu que detinha o dom da escrita?

Malu: Meio que no início eu achava que não tinha talento algum para escrita. Eu só tinha a imaginação. Mas, com o tempo, eu fui superando meus obstáculos e me impulsionando a escrever melhor, e essa evolução pode ser vista ao longo de Os Guardiões e a Era das Trevas, afinal, foi com ele que aprendi a escrever.

Cadu: Em algum momento você pensou em desistir de ser escritora?

Malu: Sim, até mais de uma vez. Conforme eu disse anteriormente, acreditava que só tinha a imaginação e que eu não conseguiria passar tudo que eu imaginava para o papel, tanto, que cheguei a largar Os Guardiões uma vez. Veja bem, eu tive a ideia e sabia que era promissora, mas eu tinha 16 anos quando comecei a escrever, não sabia como se desenvolvia uma narrativa. A ideia estava ali, mas eu lia o que estava escrevendo e achava que nunca chegaria perto, em termos de escrita, dos livros que eu costumava ler. Então, larguei a ideia de lado por meses, mas a cada dia que passava, novas ideias começavam a surgir, até já do terceiro livro, que é o que estou trabalhando nesse exato momento. Por esta razão, eu voltei a ler o que havia escrito e percebi que podia melhorar e dentro de um ano, o primeiro livro ficou pronto. Na hora de achar uma editora, foi outro momento em que pensei em desistir, pois achava que seria muito difícil, sem ter nenhum nome, de conseguir publicar. Mas eu sempre acreditei na minha história e escrever virou mais que um hobby, virou uma paixão e por isso, todas as vezes em que eu pensava em desistir, me lembrava do quanto eu amo fazer isso.

Cadu: Há previsão de publicação de um novo livro?

Malu: Eu espero que sim. Os Guardiões e a Era das Trevas é o primeiro de uma trilogia e eu espero conseguir alcançar pessoas o suficiente para que eu realize meu sonho de publicar os outros dois. Já acabei o segundo livro (e ele está incrível, não vejo a hora de mostra-lo ao mundo) e trabalho no terceiro agora.

Os Guardiões e a Era das Trevas:

Cadu: Como surgiu a ideia do livro?

Malu: Foi uma história muito aleatória, na verdade. Eu estava deitada numa noite e não conseguia dormir e a imagem de dois jovens cavalgando em um campo me veio à cabeça. E eu comecei a me perguntar coisas como: “ Quem são eles?” “O que eles são?” e “ Do que estariam fugindo?”, e nisso, respondendo essas perguntas, descartando algumas coisas, acrescentando outras, aquilo foi tomando forma na minha cabeça de uma forma verdadeiramente mágica.

Cadu: O livro é voltado ao público jovem, em sua maioria adolescentes. Qual o maior desafio em escrever para esse público?

Malu: Acho que justamente prender a atenção. Eu comecei a escrever com 16 anos, mas sempre fui uma leitora e me lembro muito bem de que era muito importante o livro prender a minha atenção de modo que eu não quisesse parar, visto que os que não conseguiam fazer isso, eu simplesmente deixava de lado eventualmente (mesmo não sendo algo legal a se fazer). Por isso, eu sempre me preocupei, justamente, em manter sempre a narrativa excitante, de modo que atraia os jovens e eles sintam aquela mesma sensação que eu sinto até hoje quando pego um livro bom: a de não conseguir
parar!


Cadu: Os personagens foram baseados em alguém?

Malu: Mais ou menos. A maioria foi inventado e, no início, eu pensei em fazer isso, mas conforme eu ia imaginando e escrevendo, percebi que era mais difícil do que eu pensava. Pois, para basear em alguém, você precisa, ao meu ver, pensar e agir como aquela pessoa e ver o mundo da forma como ela vê, principalmente se forem entes queridos que queira prestigiar, sinto que eu não conseguiria refletir com perfeição como essa pessoa é. Mas, eu achei formas de fazer tal homenagem. Coloquei características físicas e personalistas em determinados personagens, por exemplo, uma personagem foi inspirada na minha irmã, outra, na minha mãe, mas não inteiramente nelas, visto que adaptei suas personalidades da forma que a história me exigia durante seu desenvolvimento.

Cadu: Você espera que o livro tenha que tipo de aceitação? Há alguma expectativa?

Malu: Minhas expectativas são as melhores possíveis. Eu dei o melhor de mim para esse mundo e esses personagens. São parte de mim, da minha história e da minha evolução, como pessoa e escritora. Muito carinho e dedicação foi aplicado em Os Guardiões e a cada página, a história evolui, assim como eu. Então, eu espero, profundamente, que eu possa tocar as pessoas e as fazer viajar e se apaixonar por este mundo, da forma que eu me apaixonei quando o criei.

Cadu: O que você diria aos leitores de Os Guardiões e a Era das Trevas?

Malu: Que eles, certamente, não se sentirão entediados. Busquei sempre trazer uma mistura equilibrada de mistério, aventura, fantasia, romance e ação, de modo que agrade a todos, por isso eu amo a ficção fantástica, por nos dar essa liberdade de criar sem fronteiras. E, que, claro, gostem da história, pois eu garanto que a jornada dos guardiões será épica e não irão se arrepender!

Malu, muito obrigado pelo carinho e cordialidade ao nos conceder seu tempo para que conheçamos melhor você e o seu trabalho. Com certeza Os Guardiões e a Era das Trevas vai ser um sucesso e a trilogia será lançada, eu vou ler os três, pode ter certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário